Aprender a Crescer

Por um Sonho, por uma Vida, por uma Criança...

sábado, junho 09, 2007

A Aprendizagem Colaborativa



A criação de ambientes de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador (ACAC), são o reflexo mais actual deste novo enfoque da aprendizagem, fundamentada nas ideias de desenvolvimento cognitivo individual de Piaget e Vygotski, entre outras. Ao trabalhar com esta área, a primeira polémica que ocorre é a referente à utilização dos termos aprendizagem "colaborativa" ou "cooperativa". PANITZ (1996) fez uma revisão sobre esta controvérsia, concluindo que colaboração implicava um processo mais aberto, onde os integrantes do grupo interagem para atingir um objectivo comum, enquanto que na cooperação existe uma organização maior do grupo, com um maior enfoque no controle da situação pelo professor.

Utilizando Cd´s rom nomeadamente da Porto Editora (Adição e Subtracção) e com o apoio de alguns alunos tenho-me apercebido que a Aprendizagem Colaborativa é possível e necessária a fim de cativar mais aqueles alunos que, por motivos justificados, não conseguem acompanhar o grande grupo.

O respeito pela individualidade é fundamental e, como tal, as aprendizagens das crianças, processos complexos, exigem da parte dos docentes criatividade e actualização de métodos e estratégias. O recurso ao software contribui, sem dúvida alguma, para o desenvolvimento de determinadas competências. O companheirismo e a própria linguagem utilizada entre o próprio grupo são uma mais valia e, somos capazes de ficar surpreendidos com aquisições que jamais pensaríamos ser possível...

O Paulo, o Gonçalo André e o Isaque fazem parte de uma equipa fantástica! Tenho orgulho deles!

1 Comments:

At 8:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e impossivel uma mae dizer que nao esta a par daquilo que as crianças fazem na escola parabens pelo trabolho marcia

 

Enviar um comentário

<< Home